Foto: SEED
danca.jpg

Visando valorizar a cultura corporal e resgatar as manifestações do folclore brasileiro, que tem na dança uma de suas expressões mais significativas, a equipe pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Maringá promove, nos próximos dias 9, 10 e 11, no Teatro Calil Haddad, o 8º Festival de Danças Folclóricas.

A professora e coordenadora Tânia Pinelli informou que o evento será um momento de socialização e transmissão da produção cultural das escolas da rede pública estadual e conveniadas. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar e apreciar a pluralidade cultural do povo brasileiro pela presença de diferentes grupos sociais e étnicos.

Está prevista a participação de 42 escolas e vão passar pelo palco mais de 1 mil escolares, sendo que cada abertura de apresentação ficará por conta de diferente academia da cidade, incluindo grupos de pessoas portadoras de deficiências.

Dentre os principais ritmos que determinarão a coreografia dos grupos estão frevo, congada, maculelê, maracatu, boi-bumbá, marujada, catira, fandango, samba, xote, vanerão. Os estudantes se apresentarão sob o ritmo de músicas folclóricas de diversos países, com Itália (tarantela), México (raspa de tacho), França (can-can), Inglaterra (hallowen) e Alemanha (bohêmia).

Por causa do elevado número de participantes, os interessados devem retirar até o próximo dia 6, sábado, convite gratuito individual (e por turno de apresentação) no Núcleo Regional de Educação, na avenida General Carneiro, 93, centro. Mais informações pelo fone: 3262-2526 ? ramal 232.