A Fifa anunciou nesta terça-feira (24) que a avaliação dos árbitros que disputaram a Copa do Mundo deste ano, na Alemanha, superou as expectativas, sendo bastante positiva. Com isso, os principais responsáveis pela administração da entidade acreditam terem encontrado o caminho para o trabalho que será feito visando o próximo Mundial em 2010, na África do Sul.

"Os árbitros e seus assistentes superaram nossas expectativas tendo um bom desempenho ao seguirem as instruções de proteger os jogadores e fazer o jogo se desenvolver. A preparação de quatro anos visando a Copa do Mundo da Alemanha foi perfeita", disse o espanhol Ángel María Villar Llona, chefe do Comitê de Árbitros da entidade.

Um dos exemplos citados pela Fifa para comprovar essa tese de melhoria foi a diminuição do número de contusões nas partidas do torneio. Foram registrados 145 contusões em 64 partidas, com uma média de 2,3 machucados por jogo. Em comparação ao Mundial anterior (em 2002, na Coréia do Sul), o índice registrado naquele torneio foi de 2,7 contusões por partida.