A exceção dos curitibanos, que amanhã comemoraram o dia de sua padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o feriadão acabou para os demais paranaenses. Hoje foi dia de voltar para casa, já que amanhã recomeça o trabalho. As estradas paranaenses ficaram cheias, principalmente aquelas que trazem as pessoas do litoral do Estado.

Segundo estimativa da Ecovia – concessionária responsável pelo trecho da BR-277 até o litoral -, cerca de 14 mil veículos deveriam subir a Serra do Mar hoje. Amanhã a concessionária espera mais 23 mil veículos. Desde a zero hora de sexta-feira até às 14h de hoje, já haviam passado pela praça de pedágio no sentido Paranaguá 70.512, enquanto que no sentido contrário foram 35.014 automóveis.

A Ecovia espera que o horário de maior fluxo de veículos de retorno do litoral seja amanhã entre 11h e 20h. Entre 13h e 20h são esperados mais de 1,5 mil veículos subindo por hora. Agora à tarde, o fluxo já era grande. Por volta de 15h30, mil veículos subiam Serra por hora, enquanto desciam apenas quinhentos (leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná).