ecoterra.jpgTermina hoje (15/03) o prazo para que os estabelecimentos que produzem lixo hospitalar apresentem seus planos de gerenciamento de resíduos infectantes para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os planos de gerenciamento completos devem ser entregues por instituições de saúde como hospitais, postos de saúde, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas, maternidades, clinicas veterinárias, necrotérios, entre outros.

Segundo a auxiliar de enfermagem da comissão de avaliação dos planos, Juciane Tomaseli, ?os planos completos devem conter desde a identificação e segregação do material até a especificação de como será o transporte dos resíduos e seu destino?.

Já os estabelecimentos que geram pouco lixo hospitalar, como farmácias, consultórios odontológicos e médicos, locais que possuam serviços ambulatoriais e serviços de acupuntura ou de tatuagem, devem preencher um formulário mais simples e entregá-lo também até hoje.

A data prevista anteriormente para a apresentação dos documentos era dia 28 de fevereiro, quando, apenas 138 dos mais de 5 mil geradores apresentaram seus planos. Por este motivo, o prazo foi prorrogado.

?Os estabelecimentos que não apresentarem seus planos dentro do novo prazo estarão sujeitos a penalidades?, completou Tomaseli.

www.ecoterrabrasil.com.br