O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já finalizou a compra dos livros didáticos que serão utilizados em 2005 no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Mais de 93 milhões de livros serão utilizados por 35 milhões crianças que estudam nas escolas públicas do país. ?Nós chegamos a uma excelente negociação que garantiu a ambas as partes a possibilidade de viabilizar o programa para 2005?, destacou o presidente do FNDE, José Henrique Paim.

O FNDE, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pelas compras, gastou R$ 620 milhões para adquirir exemplares que serão distribuídos para os alunos de 5a à 8a séries, nas disciplinas de português, matemática, ciências, história e geografia. Além disso, 3 milhões de alunos do primeiro ano do ensino médio, de escolas públicas das regiões Norte e Nordeste, receberão livros nas disciplinas de português e matemática. ?Um dos grandes desafios para expansão do livro didático é a expansão do ensino médio para todo país?, afirmou ele.

No total, 13 editoras participaram do processo de compra dos livros e deverão enviar o material diretamente às escolas. A expectativa do FNDE é de que os livros didáticos comecem a chegar nos estabelecimentos de ensino em dezembro deste ano. O processo se estenderá até o final de janeiro, quando todas as escolas já deverão ter recebido o material didático.