Um incêndio destruiu cerca de 70% da Ilha Peruzzi, a terceira maior do arquipélago fluvial que forma o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo a direção do parque, foram queimados aproximadamente 4,5 mil hectares de vegetação desde a madrugada de sábado, quando o incêndio começou. Desde 1999, o parque não era atingido por um incêndio tão grande. O fogo foi controlado na manhã de hoje.

A causa do incêndio será analisada por peritos. Com 7 quilômetros de extensão, a Ilha Peruzzi tem, na maior parte do terreno, vegetação de várzea. Segundo a diretora Maude Joslin Mota, as perdas com incêndio desse tamanho são ?incalculáveis?. ?O dano principal é para pequenos e médios animais e para a vegetação, que leva tempo para se recompor?, diz.

Hoje, a Defesa Civil estadual fez um sobrevôo para verificar a extensão do estrago. Por ser área federal, a responsabilidade pelo combate é do Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O controle foi feito com o auxílio das brigadas de incêndio montadas nas cidades que circundam o parque.

Por serem comuns os incêndios na época de estiagem, o governo do Estado e o Ibama trabalham com o Plano Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Previflor) entre os meses de julho e novembro. Por ele, o Estado é monitorado 24 horas por dia, via satélite, para verificar alterações de temperatura e acionar o rápido atendimento.