O Paraná vai sediar em novembro mais um evento internacional sobre os programas de computador de código aberto. A III Conferência Latino-Americana de Software Livre ? Latinoware está marcada para os dias 16 e 17 de novembro, em Foz do Iguaçu, nas dependências do Parque Tecnológico de Itaipu, que está sendo cogitado para sediar a futura Universidade do Mercosul, numa promoção da hidrelétrica binacional (itaipu.gov.br) e da Celepar ? Informática do Paraná (www.celepar.pr.gov.br).

Para divulgar o evento, será lançado nesta sexta-feira (1º) o sítio www.latinoware.org/2006 que, além de notícias, contará com serviço de inscrições e de informações gerais sobre a conferência.

Além de personalidades internacionais e representantes de países da América Latina, a Latinoware será palco para diversos órgãos públicos e privados mostrarem suas soluções. O Governo do Paraná, por exemplo, apresentará diversos produtos desenvolvidos em software livre pela Celepar e como conseguiu economizar R$ 127,3 milhões em três anos com o uso e desenvolvimento dessa tecnologia.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ? ITI (www.iti.gov.br), do Governo Federal, aproveitará a Latinoware para debater a implantação da Certificação Digital no Brasil.

Da mesma forma, o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento ? CDTC, ligado ao Ministério do Planejamento, promoverá oficinas de formação de instrutores de cursos à distância sobre software livre. Atualmente, mais de 7 mil funcionários públicos de diferentes níveis participam dos cursos promovidos pelo CDTC (www.cdtc.org.br) que pretende ampliar seu público para usuários da América Latina, oferecendo cursos em espanhol.

Também a Universidade Federal do Paraná (www.c3sl.ufpr.br) apresentará um de seus principais produtos desenvolvidos em software livre, o laboratório multiterminal, que permite que quatro pessoas utilizem um mesmo servidor em quatro terminais independentes. Outra vantagem do multiterminal é o preço, 50% de um laboratório comum. O laboratório multiterminal funciona como laboratório-piloto do Paraná Digital, um programa de informatização com acesso à internet das 2100 escolas estaduais. Numa primeira etapa, estão sendo instalados 44 mil computadores na rede de ensino.

Preparatório ao evento de Foz do Iguaçu, a Latinoware Mercosul reuniu em Curitiba no final do ano passado mais de 2 mil pessoas de 14 países.

O ex-diretor da Fundação Gnome e atual consultor da Linux Green House, Thimoty Nei é o primeiro conferencista internacional a confirmar presença na Latinoware.

Serviço:

Conferência Latino-Americana de Software Livre ? Latinoware
Dias: 16 e 17 de novemvro de 2006
Local: Parque Tecnológico de Itaipu – Foz do Iguaçu ? PR
Promoção: Itaipu Binacional e Celepar ? Informática do Paraná
Lançamento do sítio www.latinoware.org/2006 : dia 1º de setembro (sexta-
feira)