Seis Estados brasileiros foram alertados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional quanto à presença de uma frente fria sobre o litoral da região Sudeste. Ela mantém as condições de chuva forte entre hoje e quinta-feira.

De acordo com a Sedec, o temporal atingirá hoje Paraná, Mato Grosso do Sul, leste de Minas Gerais e São Paulo. Amanhã, a chuva forte permanecerá em São Paulo e chegará ao Triângulo Mineiro, centro, sul e leste de Minas Gerais, e Espírito Santo. Na próxima quinta-feira, a tempestade continuará no Espírito Santo e atingirá as regiões leste, centro e norte de Minas Gerais, e o Rio de Janeiro.

Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, centro-norte do Paraná, leste e nordeste de São Paulo e leste de Minas Gerais. A possibilidade de granizo isolado não está descartada.

A Sedec orienta a população a evitar áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Alerta-se, também, para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão do Tempo (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).