O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, participou há pouco do lançamento da Frente Parlamentar Cidadania sem Fronteiras, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Emigração Ilegal. A frente dará continuidade ao trabalho da CPMI e debaterá a implementação de políticas públicas para os brasileiros residentes fora do País.

3Aldo Rebelo afirmou que a situação desses brasileiros torna-se dramática quando não contam com o apoio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para, em seguida, elogiar o trabalho realizado pela CPI Mista. "Mesmo longe dos holofotes, longe do glamour, podemos dizer que o trabalho desta CPI foi bastante útil para o povo brasileiro", disse ele.

Tramitação

O presidente da Câmara ressaltou que teve a oportunidade de conversar com o cônsul-geral do Brasil em Ciudad del Este (Paraguai), Antônio Fernando Cruz de Mello, e conhecer mais de perto a situação dos brasiguaios que vivem naquele país. Ainda sobre a CPI Mista, Aldo lembrou que o relatório final apresentado hoje apresenta várias sugestões para facilitar a vida dos brasileiros que emigraram e de seus filhos nascidos no exterior.