Foto: AP
gana_220606.jpg

Haminu Draman comemora o primeiro gol de Gana.

A seleção de Gana escreveu uma página de ouro na sua história, ao se classificar para as oitavas-de-final da Copa do Mundo da FIFA, após vencer, por 2 a 1, os Estados Unidos, em jogo disputado esta quinta-feira em Nurembergue. 

Na sua primeira participação numa fase final da maior competição de futebol do Mundo, a seleção africana surpreendeu a todos deixando de fora da próxima fase a Rep. Checa, derrotada no outro jogo pela Itália, e os Estados Unidos. Nas oitavas-de-final, a "Estrela Negra" vai defrontar o primeiro classificado do Grupo F, em jogo agendado para a próxima terça-feira em Dortmund.

O triunfo do Gana começou a ser construído aos 22 minutos com um gol de Haminu Draman. Os EUA empatarm aos 43 por Clint Dempsey, que assinou o 100º gol deste Mundial. No entanto, e ainda antes do intervalo, o capitão Stephen Appiah converteu uma grande penalidade e garantiu a festa dos africanos.

Gana torna-se, assim, na primeira seleção africana a estrear num Mundial e a conseguir a classificação para as oitavas-de-final.