O jogador de vôlei Giba, medalha de ouro nas olimpíadas de Atenas, na Grécia, foi a principal atração da solenidade de abertura da Semana da Pátria, realizada nesta quarta-feira em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Ele iniciou as festividades, acendendendo a pira com o fogo simbólico da pátria, que foi conduzido pela equipe de atletas do 5º Grupo de Artilharia do Exército, campeã da Corrida do Facho de 2004.

O secretário-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, representando o governador Roberto Requião deu início à programação em comemoração à Semana da Pátria, que vai culminar com o desfile no próximo dia 7, que promete ser um dos maiores já realizados no Paraná. De acordo com o secretário, esta semana é importante para reflexões sobre a importância da pátria e do culto à cidadania.

Diante de uma platéia de jovens estudantes de colégios estaduais de Curitiba, Caíto falou da necessidade dos brasileiros construírem um Brasil melhor, cada um dando o máximo na sua área de atividade. Ao se referir à presença de Giba na solenidade, Caíto afirmou que a atuação do atleta nas olimpíadas reforçou o sentimento de nação, de pátria e de brasilidade. “Vocês, atletas olímpicos, foram um símbolo a ser admirado por esses jovens e encheram de orgulho e alegria o coração dos brasileiros”, declarou.

Na solenidade também estavam presentes o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Delazari; o chefe da Casa Militar, Major Anselmo de Oliveira; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Oto Sponholz, e o comandante da 5º Região Militar e Divisão do Exército, General Luiz Carlos Minussi, entre outras autoridades