O Ministro Gilberto Gil abre, no dia 18 de agosto (sexta-feira), às 10 da manhã, o Fórum Brasileiro de TV Digital, promovido pelo Instituto de Estudos de Televisão – IETV, no Arte SESC, no Rio de Janeiro. Ele participa da mesa ?Desafios do Processo de Migração?. O Fórum vai apontar os caminhos da televisão após a definição do padrão brasileiro,
anunciado no dia 29 de junho pelo Governo.

O evento irá discutir todos os aspectos ligados à implantação da tecnologia digital na televisão brasileira, desde a adaptação dos modelos de negócios até as plataformas de transmissão. Os temas a serem abordados incluem as pesquisas que resultaram na definição do padrão e seu desenvolvimento, os modelos de programação a serem adotados pelas emissoras, a questão da portabilidade ? em especial a transmissão
para aparelhos celulares ? os novos paradigmas na construção de conteúdo e os passos que estão sendo tomados para o financiamento do sistema, inclusive da indústria de eletro-eletrônicos.

Os profissionais das áreas envolvidas (radiodifusão, telecomunicação, engenharia, comunicações), encontrarão no Fórum a oportunidade de saber em que estágio está a implantação da TV Digital no país, conhecer as oportunidades oferecidas e aprofundar as discussões sobre a aplicação das novas plataformas.  

O Instituto de Estudos de Televisão, dirigido pelo jornalista Nelson Hoineff, está envolvido há mais de três anos no estudo do impacto da implantação das plataformas de Televisão Digital Terrestre no país. Já realizou dois seminários sobre o assunto, um curso de atualização para profissionais e participa do Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital.