ecoterra.jpgO programa Jogue Limpo nas praias de Guaratuba está promovendo neste final de semana, uma gincana com o objetivo de despertar o comportamento ecológico em cerca de 200 crianças.

São seis provas e cada uma delas tem orientação de uma bióloga, que vai fazer um trabalho ambiental com as crianças. Uma das brincadeiras se chama "Floresta Encantada". A atividade acontece em uma caixa vazada com vários elásticos presos. A criança deve passar por ela sem tocar nos objetos pendurados. "O objetivo é ensinar à elas que quando fizer uma visita à mata, é melhor guardar a beleza de animais e plantas na lembrança, ou em fotos, que tentar levá-los para casa", afirma Tércio Padilha, coordenador do programa Jogue Limpo. "É muito mais fácil mudar a atitude dos adultos a partir das crianças. Atualmente, são elas que acabam orientando os pais. E, com a gincana, elas vão assimilar as informações de forma divertida", completa.

O diretor de marketing da Itambé, empresa parceira do projeto, reforça esta idéia. "A gente entende que é preciso reforçar os conceitos de preservação, pra que o sentimento de respeito à natureza se perpetue. Mostramos à criança que se ela conservar a praia em que se diverte, quando for um adulto, seus filhos também poderão brincar", finaliza.

A gincana ecológica será neste sábado e domingo na praia do Cristo, em Guaratuba.

www.ecoterrabrasil.com.br