A Rede Globo assegurou os direitos de transmissão por TV aberta das duas próximas Copas do Mundo, em 2010, na África do Sul, e em 2014, que pode ser realizada no Brasil. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (06) pela Fifa, durante reunião do Comitê Executivo da entidade, em Zurique, Suíça.

A Fifa considerou a proposta da Globo melhor que a da Record, que tentava quebrar a exclusividade obtida pela emissora carioca nos últimos dois Mundiais. A entidade não anunciou detalhes do acordo nem valores, afirmando apenas que a da Globo foi considerada vencedora.

A decisão dos direitos da TV foi apenas um os itens da reunião entre os dirigentes da Fifa. A entidade também anunciou a criação de um grupo de trabalho que vai estudar a criação de um seguro para jogadores que se contundem em partidas pelas seleções nacionais. Depois da última Copa, pelo menos dois clubes, o Newcastle, do inglês Owen, e o Arsenal, do suíço Senderos, reclamaram de lesões sofridas pelos atletas durante o Mundial e ameaçaram pedir ressarcimento à Fifa.

Outro assunto em pauta foi a alteração nas repescagens para a Copa do Mundo, embora tenha mantido a distribuição de vagas em disputa nas Eliminatórias: 13 para a Europa, 5 para a África (sem contar a vaga assegurada para os anfitriões sul-africanos), 4 para Ásia e América do Sul e 3 para a região da Concacaf. A diferença é que as repescagens agora serão mais regionalizadas: o quinto sul-americano enfrenta o quarto da Concacaf, enquanto o quinto asiático pega o vencedor da Oceania.

O sistema das Eliminatórias sul-americanas será mantido com o torneio em turno e returno entre as dez seleções da região, modelo que desagrada aos clubes europeus pelo excessivo número de jogos, 18, disputados por cada seleção.

A Copa de 2010 será disputada de 11 de junho a 11 de julho, em dez cidades da África do Sul, e o Comitê Executivo anunciou que está satisfeito com o andamento dos trabalhos, mas pediu o início imediato das obras nos novos estádios que receberão o torneio. Em 2009, o país receberá a Copa das Confederações, que servirá como evento-teste para o Mundial. Cinco cidades sediarão o torneio: Port Elizabeth, Bloemfontein, Johannesburgo, Pretória e Rustenburg.

A Fifa abriu as inscrições para os países sul-americanos que quiserem se inscrever para sediar a Copa de 2014 – até agora, o Brasil é o único candidato declarado. O Comitê Executivo avisou que a decisão deve sair em novembro do ano que vem, e se as outras federações do continente mantiverem a postura de apoiar a CBF e não concorrer, o processo de escolha pode ser acelerado, desde que o País cumpra todos os requisitos.