O governador Roberto Requião recebeu nesta quarta-feira (22) uma comitiva governamental e empresarial da região francesa de Rhône-Alpes, um dos mais importantes pólos de excelência tecnológica da União Européia, e definiu novos acordos de cooperação bilateral. Segundo o governador, a região francesa tem uma intensa preocupação ambiental. ?A região é o motor econômico da França. Eles produzem madeira com grande cuidado de preservação utilizando alta tecnologia?, afirmou.

O encontro foi uma retribuição à missão que o governador Roberto Requião liderou na França em 2005. O objetivo dos franceses é assinar convênios com institutos de tecnologia e diversas secretarias estaduais. Na área de ensino superior, o governador propôs a contratação de professores franceses em diversas áreas para transmitirem conhecimento aos professores das universidades do Estado.

A missão francesa demonstrou interesse na explanação do governador nas áreas de biotecnologia, em especial do biodiesel. ?Os avanços que estamos desenvolvendo com o biodiesel no Paraná são enormes e demonstrei nossas parcerias já realizadas com a Alemanha?, explicou Requião.

A comitiva também confirmou a criação de um escritório de representação econômica da região de Rhône-Alpes no Paraná. O governador disse que esta será uma nova oportunidade para os empresários do Estado exportarem para toda a União Européia. ?Eles poderão encontrar aqui informações centralizadas sobre a região mais desenvolvida da França, expandindo assim seus lucros para toda a Europa?.