O governador Roberto Requião nomeou o pesquisador do Iapar José Augusto Teixeira de Freitas Picheth como o novo diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Segundo Picheth, que é pesquisador do Iapar da Área de Fitotecnia desde 1986, entre os seus desafios está o incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa, centradas em áreas priorizadas pelo Governo do Estado, como a agricultura familiar e a agroecologia. ?Mais do que nunca, estas áreas vão estar no foco da pesquisa desenvolvida pelo Iapar?, disse.

Além dos esforços para que os diferentes projetos do Governo estejam no centro das atenções do Instituto, o novo diretor-presidente lembrou que há a necessidade de uma maior atuação conjunta entre a pesquisa e as ações desenvolvidas pelos vários órgãos do Estado. ?É preciso que haja uma maior transversalidade entre o Iapar e as secretarias, como a Secretaria do Meio Ambiente e do Trabalho, por exemplo. Assim, vamos ter melhores condições de alcançar resultados que vão de encontro ao interesse da sociedade como um todo?, comentou.

Para Picheth, a maior integração vai influenciar positivamente o futuro planejamento da instituição. ?Precisamos rediscutir o Iapar. A revitalização dele, por exemplo, passa por questões relacionadas ao maior apoio financeiro para as ações do Instituto?, disse.