O governo do Paraná abre na próxima segunda-feira (15) inscrições para cinco concursos públicos, que vão preencher 763 vagas, em várias funções e para diversos órgãos do Estado, em 23 municípios. Os editais com todos os detalhes dos processos de seleção estão na internet, no endereço www.cops.uel.br.

São vagas para pessoal de apoio, para pessoal técnico e para profissionais de ensino superior, todas do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o chamado ?quadro geral?. As vagas são para funções nas áreas de transporte rodoviário (Departamento de Estradas de Rodagem, DER), de agropecuária (Secretaria de Agricultura), de extensão rural (Emater) e do Departamento Penitenciário do Estado (Depen).

Investimento em pessoal

Com os concursos, o governo do Estado pretende ampliar os quadros de pessoal, e com isso poder executar as políticas públicas com mais eficiência. É o que vem ocorrendo desde 2003, lembra a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. Desde então, já foram realizados concursos para a educação, saúde, segurança, assistência social, áreas administrativas e de planejamento.

Nos concursos que estão sendo abertos para a agropecuária e para a extensão rural, 40% das vagas são para substituir servidores que se desligaram, seja por aposentadoria, opção própria ou morte. ?As vagas restantes, são para fortalecer o quadro de funcionários que atuam nos programas de defesa sanitária animal e vegetal, de cultivos florestais, e no Pronaf e Crédito Fundiário?, explica o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas. ?A contratação de novos profissionais tem por objetivo fortalecer ainda mais a ações da Secretaria da Agricultura e da Emater, ?junto ao? seu público prioritário, que é o agricultor familiar. Para a Emater, desde 1991 não havia concurso?, ressalta o secretário.

As inscrições dos cinco concursos devem ser feitas pela internet (www.cops.uel.br), e se encerram às 23 horas do dia 12 de fevereiro. As provas estão marcadas para o dia 25 de março, às 14 horas, em Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina.