O diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, fez uma palestra nesta quarta-feira (5) para prefeitos e representantes dos 18 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
Um dos assuntos foi o Paraná Urbano II, programa estadual de investimentos nos municípios. Lipski também alertou as prefeituras sobre a necessidade de elaboração de Planos Diretores para as cidades, hoje uma exigência do governo para liberação de recursos.

Lipiski detalhou ainda a realização do concurso de anteprojetos de arquitetura que selecionou os melhores iniciativas municipais de obras públicas para se tornarem projetos-padrão do governo estadual.

A Assomec foi a segunda associação de municípios a conhecer o resultado da pré-seleção dos trabalhos que concorrem ao “Prêmio Homero Oguido”, instituído pela Sedu/Paranacidade.

O prêmio é uma homenagem ao municipalista, ex-deputado federal e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano no primeiro governo de Roberto Requião. Está selecionando 10 projetos considerados relevantes no que se refere à participação popular, à inclusão social e à geração de renda e empregos.