A população de Sapopema, no Norte Pioneiro, vai poder navegar na Internet a partir desta quarta-feira. E, desde sexta-feira, o benefício também está disponível nos municípios de Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí. O secretário para Assuntos Estratégicos do Paraná e presidente da Companhia de Informática do Paraná ? Celepar, Marcos Mazoni, inaugurou os telecentros nos dois municípios.

Participaram representantes das administrações locais, educadores, estudantes e comerciários, além de Fernando Neves, Banco do Brasil de Curitiba, parceiro do Governo neste projeto.

O secretário destacou a importância das parcerias e do uso do software livre nos computadores dos telecentros. “Agora, com o Telecentro Paranavegar, a comunidade poderá aprender e usar a informática e a Internet para melhorar a sua vida, tendo acesso às informações e serviços do Governo e tudo que a rede mundial de computadores oferece”, disse.

Além dessas vantagens, os usuários podem fazer pesquisas de trabalho, enviar e receber e-mails, jogar e fazer cursos de informática, tudo isso com o apoio de um monitor, pessoa responsável pela continuação do aprendizado.

Em Rio Branco, o curso para capacitação dos monitores já começou. Já em Rosário, foi realizada a entrega dos certificados para os alunos que concluíram o curso de capacitação.

O Paraná já tem 15 telecentros em vários pontos do Estado, como, por exemplo, Ventania, Ortigueira, Mandaguaçu, Guaraqueçaba entre outros que apresentam baixo níveis de IDH ? índice de desenvolvimento humano.