Um novo sistema de controle das ações prioritárias do governo do Paraná e do Plano Plurianual (PPA), que vai substituir o sistema de Acompanhamento de Programas de Governo (APG), foi apresentado nesta quarta-feira (23), na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, para os gerenciadores do sistema, membros dos Grupos de Planejamento Setorial e responsáveis técnicos.

Trata-se do sistema e-CAR, ou Controle de Acompanhamento e Avaliação de Resultados, desenvolvido em conjunto pelos técnicos da Coordenadoria de Análise de Resultados da Secretaria do Planejamento e da Celepar. Com maior alcance que o APG, o novo sistema, além de promover um controle mais efetivo das ações prioritárias do governo, também vai acompanhar o Plano Plurianual (PPA) do Estado. Tudo em tempo real.

O e-CAR vem sendo desenvolvido há dois anos pela Celepar em software livre e incorpora as mais modernas teorias de gestão e administração pública. Desenvolvido em software livre, o sistema é totalmente modular e flexível, utiliza tecnologia Java, possibilita independência de plataforma, usa qualquer banco de dados e acompanha sistema de segurança.

?O ponto alto do sistema é que ele é totalmente flexível, podendo ser aplicado a qualquer tipo de gerenciamento de projeto?, explica Alcides Amaral de Oliveira Júnior, da Coordenadoria de Análise de Resultados (CAR) da Secretaria do Planejamento. Além disso, permite que cada órgão possa adaptar o sistema para fazer seu próprio gerenciamento. O e-CAR permite fazer a ligação entre o gerenciamento operacional e o estratégico. As execuções física e financeira são feitas em tempo real.

Ao fazer uma análise sobre o desempenho do antigo APG, o coordenador da CAR destaca que o sistema contribuiu para que o governo traçasse uma visão estratégica, relacionando prioridades que passaram a ser monitoradas em busca de resultados. Além disso, ele explica que o APG vem servindo de suporte ao trabalho do Conselho Revisor e colaborou para o sucesso de muitas ações de governo.

A primeira fase de implantação do e-CAR, que é a de substituição do APG, ocorrerá de forma paralela em dezembro e, definitivamente, em janeiro de 2006. Desde que foi lançado, em abril de 2004, o sistema APG vem gerenciando 105 ações prioritárias de governo. ?Com sua substituição pelo e-CAR, o sistema vai representar uma evolução do princípio de gerenciamento estratégico no serviço público?, conclui Alcides Amaral Júnior.