Representantes de mais de 200 municípios estarão participando do Segundo Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais da Cultura do Estado do Paraná, que será realizado de 13 a 16 de dezembro, em Faxinal do Céu. O encontro é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura e tem o objetivo de estimular a integração entre municípios e Estado, com foco na questão cultural. "Vamos detalhar todos os projetos da secretaria e mostrar a quem se destinam, como funcionam e as formas de participação", explica a secretária.

Além dos coordenadores dos projetos da Secretaria foram convidados o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Márcio Meira, o escritor e ex-diretor da Biblioteca Nacional (RJ), Affonso Romano Santanna, e o consultor em Marketing, Eloi Zanetti. As palestras, apresentações e conversas têm a intenção de convencer os dirigentes municipais da importância de identificar, valorizar, incentivar e promover as ações culturais dos municípios.

"Dança, teatro, música, cinema, artes plásticas, fotografia, arquitetura, bem como lendas, mitos e folclore formam o conjunto de manifestações características de cada comunidade. A secretaria tem como ajudar de muitas maneiras. Queremos que, ao tomar posse, a pessoa encarregada da área da cultura, já tenha em mente o que fazer, quem procurar e como participar dos nossos projetos", adianta Vera Mussi.