A instalação do primeiro projeto Casa Brasil, em Valente, na Bahia, em novembro de 2004, alterou a rotina da população local. O projeto, de iniciativa do governo federal, é um espaço para uso da população com computadores, biblioteca, auditório, teatro, cinema e até uma rádio comunitária.

O estudante Saulo da Silva, de 23 anos, freqüenta todos os dias a Casa Brasil. Seus maiores interesses estão na exibição dos filmes e na utilização dos computadores. Ele conta que aprendeu a usar o computador com os instrutores. "A Casa Brasil tem sempre dois instrutores trabalhando. Eles nos ensinam como acessar a Internet, fazer pesquisa, entrar em sites de bate- papo e de notícias. Mostram como utilizar o básico do computador. Também temos acesso a atividades culturais como teatro e filmes", conta o estudante.

O monitor Josenilton Araújo disse que a maior parte dos freqüentadores do espaço não sabe como utilizar o computador. "Algumas pessoas não conhecem a computação, então ensinamos como ligar o equipamento, como usar o teclado, o mouse, a internet. Damos as informações básicas", explica .

O instrutor diz que "as pessoas de Valente geralmente freqüentam a Casa Brasil para acessar seus e-mail e sites de notícias". Segundo ele, as apresentações de teatro e exibição de filmes também são atividades muito procuradas pela população. Diariamente entre 100 e 120 pessoas visitam o local. "O público é bem variado. Recebemos desde pessoas mais simples e com pouco conhecimento até gente mais esclarecida".

Para o coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação, Leandro Fialho, o projeto está tendo uma ótima aceitação. Pelas entrevistas com as pessoas já beneficiadas pelo programa de inclusão digital a população está muito satisfeita, diz o coordenador.

De acordo com Fialho, está prevista a capacitação de mais monitores em Valente para o funcionamento da sala de leitura da biblioteca. Eles atuarão, inclusive, na alfabetização dos freqüentadores da Casa Brasil.

Só neste ano, o governo federal gastará R$ 20 milhões para instalar 89 Casas Brasil estando previsto também a implantação de outras 50 unidades com financiamento da Petrobrás.