O prefeito Beto Richa assinou, nesta segunda-feira (15), convênio com o governo do Estado para licitar obras de pavimentação e implantação de calçadas em 17 quilômetros de oito ruas de Curitiba, com um investimento de R$ 20,5 milhões. "São melhorias de fundamental importância para os curitibanos, que se incluem dentro de nosso compromisso de asfaltar 200 quilômetros de ruas da cidade até o fim do ano", afirmou Richa.

As obras atenderão moradores das regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, CIC e Santa Felicidade e incluem pavimentação, recapeamento construção de calçada e meio-fio, sinalização, galerias de águas pluviais e paisagismo. O acordo, assinado pelo prefeito Beto Richa e pelo governador Roberto Requião, prevê financiamento por meio do Programa Paraná Urbano.

O prefeito Beto Richa estima que as licitações para as obras devem ser encerradas em dois meses. A previsão é que, com início dos trabalhos de pavimentação e calçamento, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) conclua os serviços nas oito ruas até janeiro de 2007. Uma das principais obras é a ligação de Santa Felicidade com o bairro Cascatinha, com a recuperação de 5.540 metros de asfalto nas ruas Toaldo Túlio, Domingos Strapasson e Saturnino Miranda.

Na rua Vicente Michelotto, na CIC, o asfalto será revitalizado em quase cinco quilômetros e serão implantados dez quilômetros de calçadas. Na rua Nova Aurora, no Sítio Cercado, a Prefeitura substituirá o saibro por asfalto ecológico, além de construir 1.200 metros de calçadas.

O asfalto ecológico também será usado na Rua Lupionópolis, no Sítio Cercado, que também ganhará novas calçadas. Nas ruas José Oliveira Franco, no Bairro Alto, e Waldemar Loureiro de Campos, no Boqueirão, serão implantados 4 mil metros de novas calçadas.