O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará, em breve, um programa de financiamento à inovação em pequenas e médias empresas com correção monetária pelo IPCA, sem juros. O novo programa, chamado de "Juro Zero", pretende alcançar duas mil empresas com o valor médio de financiamento de até R$ 500 mil.

A informação é do presidente da Finep, Sergio Rezende, que hoje (12) participou do XVII Fórum Nacional. Rezende adiantou que nos próximos dias, o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, terá um encontro com Lula para finalizar questões do lançamento do programa da Finep. Informou também que o "Juro Zero" é destinado a empresas que não têm condições de oferecer garantias para empréstimo. A garantia será dada por fundo de aval e seguro de crédito.

Embraer

Segundo Sergio Rezende, a Embraer apresentou consulta prévia à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para crédito a projetos de duas novas aeronaves. De acordo com ele, o valor pedido é superior ao maior financiamento já aprovado pela Finep, que foi de R$ 80 milhões, para a Braskem.

Rezende disse não poder dar detalhes mas ressalvou que espera poder anunciar a aprovação do financiamento em quatro ou cinco meses. "São projetos complexos para financiamento do desenho e das partes aerodinâmicas, inclusive".