O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje, no Palácio do Planalto, o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika. Bouteflika preside também a Liga Árabe, que reúne 22 países, e participou da Cúpula América do Sul – Países Árabes, encerrada ontem em Brasília.

Na ocasião, os governos brasileiro e argelino firmaram três acordos. Um deles prevê a adoção de medidas sanitárias para evitar a difusão de doenças e pragas por meio de produtos de origem vegetal. O acordo tem validade de cinco anos e é prorrogável pelo mesmo período.

O segundo documento determina cooperação na área veterinária para facilitar o comércio de animais e o controle sanitário. O acordo vale também por cinco anos. O último documento isenta de visto os portadores de passaportes diplomático e de serviço. O objetivo é facilitar as viagens de funcionários públicos entre os dois países.

Os beneficiados podem transitar e permanecer livremente em um dos países por no máximo de 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado. O acordo não tem limite de validade. Depois da reunião no Planalto, Lula ofereceu um almoço em homenagem ao colega presidente no Palácio do Itamaraty.