O município de Guaraqueçaba, no litoral, também conta com uma equipe fixa da Paraná Esporte no projeto Viva o Verão, a exemplo do que ocorre em outros locais da costa paranaense. A diferença é que não foi montada uma estrutura própria para o evento, como nas praias. As atividades de recreação e esporte são desenvolvidas nas instalações da prefeitura.

De terça-feira a domingo, dezenas de crianças comparecem à praça central para participar de jogos e danças. O futebol, bétis e a dança são as atividades preferidas. ?A cidade vive em torno do futebol. Os jogadores até cuidam da cancha?, constata o coordenador do posto, Alex Cavaglieri.

O que os moradores estão apreciando mesmo é a organização dos eventos. Assim, eles não precisam combinar e marcar o dia e horário para os jogos. É só comparecer à praça. Crianças e jovens em férias escolares fazem isso todos os dias, principalmente no período da tarde. Depois do expediente de trabalho, os adultos também comparecem.

?Tendo bola, o pessoal aparece para jogar. Não é preciso chamar?, anima-se Jean Michel, de 14 anos. ?Eu moro perto e venho aqui o tempo todo. À tarde sempre dá para jogar vôlei?, aprecia Juliany Barbosa Barreto, de 12 anos.

Para o secretário de Turismo, Esportes, Cultura e Lazer do município, Esaú Ferreira, a parceria com a Paraná Esporte está proporcionando muita alegria à população. ?Aqui as pessoas se sentem um pouco isoladas. Quando são convocadas a participar, elas são muito receptivas?, agradece Isaú.

Tribo Guarani 

Além das atividades na praça de Guaraqueçaba, uma equipe itinerante leva recreação aos locais mais distantes da cidade, como na Aldeia Guarani, de Cerco Grande. A visita à tribo do cacique Felipe da Silva será nesta sexta-feira (27), quando um grupo de índios também mostrará um número musical com dança. Eles até gravaram um CD.