Em busca de recuperação e numa espécie de avaliação de seu atual nível técnico, Gustavo Kuerten estréia nesta terça-feira no ATP Tour de Umag, diante do espanhol Tommy Robredo, número 16 do ranking mundial.

O jogo será o primeiro da rodada na quadra central e deve começar por volta do meio-dia (horário de Brasília). O torneio teve nesta segunda-feira a desistência do espanhol Rafael Nadal, que depois de ter conquistado o 8º título da temporada, em Stuttgart, sentiu uma lesão no joelho e preferiu descansar esta semana.

"Vai ser bom enfrentar o Robredo novamente para ver como está o meu jogo", contou Guga. "Joguei com ele em Hamburgo e perdi. Vamos ver agora se estou melhor."

Mesmo sem vencer nestes últimos torneios, Guga apresentou uma leve ascenção no ranking mundial, subindo seis posições, indo para o 202º lugar da lista da ATP. A melhor colocação veio para Ricardo Mello, o número 1 do País, que pela primeira vez na carreira coloca-se na 50ª posição do mundo.

O segundo melhor do Brasil é Flávio Saretta, em 120º lugar, seguido de Marcos Daniel, que subiu 29 posições e está em 148º, com o título conquistado domingo em Bogotá, na Colômbia, marcando 6/4 e 6/4, no jogador das Antilhas Holandesas Jean-Julien Rojer.

Em Campos do Jordão, no Credicard Mastercard, nesta terça-feira estréiam dois dos principais favoritos ao título. Flávio Saretta, cabeça-de-chave número 1, vai enfrentar o gaúcho Lucas Engel a partir das 11 horas. Logo a seguir, André Sá joga com Aleksander Vlaski, da Sérvia e Montenegro.

Nesta segunda-feira, numa rodada prejudicada pelas chuvas, dois brasileiros tiveram boas estréias. Franco Ferreiro derrotou o colombiano Pablo Gonzalez por 6/4, 3/6 e 6/3, enquanto Alessandro Camarço superou o uruguaio Marcel Felder por 6/0 e 6/4.