O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) da Secretaria de Estado da Saúde está pedindo para que os doadores de sangue compareçam à unidade. O objetivo é garantir que não haja falta de bolsas de sangue no feriado. Nesse período, as doações caem em torno de 30% e os acidentes aumentam consideravelmente. “Precisamos manter um estoque para que os atendimentos a acidentes não fiquem prejudicados”, disse a Coordenadora da Divisão de Relações Comunitárias do Hemepar, Vera Hirata.

O Hemepar necessita dessas doações pois a perda de plaquetas, que é usadas para estancar sangramentos em acidentes com hemorragias, em doenças hematológicas e em cirurgias cardíacas de emergência (pós-cirúrgico) é muito grande. Além disso, o consumo de sangue é maior nos feriados e o Hemepar acaba precisando de todos os tipos de sangue para transfusões.

O Hemepar atenderá no sábado das 8 h às 18 h e na segunda-feira das 07h30 às 19 h, permanecendo fechado nos dias 7 e 8. Reabrirá na quinta-feira em horário normal. O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145 Alto da Rua XV. Telefone: 262-7676.