O Hospital do Trabalhador (HT) recebeu certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). O prêmio foi concedido ao laboratório do hospital, que foi classificado como excelente na avaliação anual de 2005. ?Esse é o resultado de investimentos e do trabalho de toda a equipe do hospital. O grande vencedor é o usuário do SUS que tem cada vez mais serviços de qualidade a sua disposição?, disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

O certificado, promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), avaliou o desempenho do laboratório no período de outubro de 2004 a setembro de 2005.

Foram avaliadas ao todo 15 especialidades, entre elas, bioquímica básica, imunologia básica, parasitologia básica, microbiologia básica manual, hematologia avançada II e imuno-hematologia. ?Para que o hospital possa receber o certificado, ele tem que passar por todos os testes com a qualificação excelente?, disse o diretor do hospital, Geci Labres de Souza Júnior.

O responsável técnico do laboratório do HT, Armando Nabarro, disse a certificação é de extrema importância para o reconhecimento do laboratório. ?É a avaliação de um todo. O trabalho da equipe de médicos, os equipamentos e a informatização do hospital. É gratificante?, disse.

Para que um laboratório possa conseguir esse certificado, ele tem que manter uma regularidade durante todo o processo de avaliação. Esse processo é feito mensalmente e, caso o laboratório não mantenha essa regularidade, o nível do certificado cai. A comissão envia um modelo de exame desconhecido (que pode ser um soro ou um material biológico ou qualquer outro material) para que o laboratório possa encontrar o resultado.