O ex-prefeito Rafael Greca (PMN) aparece novamente na liderança das intenções de voto na disputa pela prefeitura de Curitiba. De acordo com a pesquisa Ibope encomendada pela RPC, Greca tem 45% e venceria no primeiro turno, com 52% dos votos válidos. O atual prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT) aparece em segundo lugar, com 16%. O terceiro lugar ficou com Requião Filho (PMDB), com 8% das intenções de voto. Ney Leprevost (PSD) e Maria Victoria (PP) aparecem com 6% cada. Tadeu Veneri tem 4% das intenções de voto.

Brancos e nulos somam 9% e os eleitores que não sabem ou não responderam representam 4% de acordo com a pesquisa. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Candidatos tentaram barrar pesquisa

Os candidatos Gustavo Fruet e Ney Leprevost tentaram impugnar a divulgação da pesquisa, questionando pontos formais da sondagem e o fato do Ibope aparecer na declaração de gastos da campanha de Rafael Greca. De acordo com a declaração do candidato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dois repasses que somam R$ 189 mil foram feitos ao instituto de pesquisa e são justificados pela campanha como pagamento por serviços de análise e monitoramento para consumo interno. A prestação deste tipo de serviço não é proibido pela legislação eleitoral e a Justiça Eleitoral autorizou a divulgação da sondagem.

Ficha Técnica do levantamento

A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.

Números

– Rafael Greca (PMN) – 45%
– Gustavo Fruet (PDT) – 16%
– Requião Filho (PMDB) – 8%
– Ney Leprevost (PSD) – 6%
– Maria Victória (PP) – 6%
– Tadeu Veneri (PT) – 4%
– Ademar Pereira (PROS) – 1%
– Xênia Mello (PSOL) – 1%
– Afonso Rangel (PRP) – 0%
– Branco/nulo – 9%
– Não sabe/não respondeu – 4%

Segundo turno

O Ibope também simulou três cenários de segundo turno. São eles:

– Greca (PMN) – 61%
– Fruet (PDT) – 26%
– Branco/nulo – 9%
– Não sabe – 4%
– Fruet (PDT) – 46%
– Requião Filho – 28%
– Branco/nulo – 20%
– Não sabe – 6%
– Greca (PMN) – 64%
– Requião Filho (PMDB) – 19%
– Branco/nulo – 12%
– Não sabe – 5%

Rejeição

O Ibope também apontou o índice de rejeição dos candidatos. Veja os números:

– Requião Filho (PMDB) – 38%
– Tadeu Veneri (PT) – 32%
– Xênia Mello (PSOL) – 31%
– Gustavo Fruet (PDT) – 26%
– Maria Victória (PP) – 25%
– Ademar Pereira (PROS) – 19%
– Afonso Rangel (PRP) – 19%
– Ney Leprevost (PSD) – 15%
– Rafael Greca (PMN) – 12%
– Poderia votar em todos – 1%
– Não sabe/não respondeu – 7%