Pedestres e motoristas que utilizam a trincheira do Caiuá, localizada no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Raul Pompéia, no bairro Cidade Industrial, já podem cruzar a trincheira com mais segurança. Uma equipe do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras substituiu na manhã desta segunda-feira a fiação e as lâmpadas que foram alvo de furto durante o mês de janeiro.

Vândalos haviam retirado 120 metros de cabos e uma luminária, material que já foi reposto. O Departamento de Iluminação estuda ainda ampliar o número de refletores, passando das atuais seis para oito luminárias. Cada uma possui lâmpada de 400 watts, potência que, segundo os técnicos da Secretaria de Obras, é compatível com a trincheira.

Um levantamento parcial feito pelo Departamento de Iluminação mostra que em janeiro R$ 9,7 mil foram aplicados pela Prefeitura na reposição de luminárias, projetores, reatores, lâmpadas e cabos.

As equipes do Departamento pedem à população para que denunciem à polícia os atos de vandalismo. O Departamento avisa, ainda, que sempre que o morador desconfiar da empresa que aparentemente estiver fazendo a substituição, especialmente durante a noite, também deve acionar a polícia.

É que muitos atos de vandalismo são praticados por pessoas que utilizam carros com timbre de empresas. A Polícia pode exigir das pessoas que estiverem fazendo o serviço a ordem de serviço, documento emitido pela Prefeitura para a empreiteira. Já quem perceber que houve furto de algum material deve ligar para o telefone 156, que funciona 24 horas.