O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Curitiba, Digitando o Futuro, será destaque do CIO GOV 2004, que acontece de 23 a 26 de setembro em Porto Seguro (BA). O evento tem como tema “Compartilhando Tecnologias e Soluções” e reúne Chief Information Officer (Cio), diretores de Tecnologia de Informação (TI) responsáveis pelas grandes decisões na área no Brasil.

O Digitando o Futuro, desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática, será apresentado pelo diretor presidente do ICI, Luiz Alexandre Fagundes, com a palestra “Quatro Anos de Inclusão Digital em Curitiba”.

O projeto é a primeira iniciativa pública criada para inclusão digital no Brasil e oferece acesso gratuito à Internet para todos os cidadãos. “Queremos mostrar que a inclusão digital em Curitiba se faz com disponibilização dos mais avançados recursos tecnológicos para toda a população indistintamente, além da promoção de cursos gratuitos de informática básica para todos os cidadãos”, explica Fagundes.

O Projeto Digitando o Futuro possui 50 pontos de acesso em Curitiba, instalados nos Faróis do Saber (bibliotecas públicas), Ruas da Cidadania, Rua 24 Horas e no Inter Clique (ônibus que visita os bairros). Além disso, mantém dois pontos para acesso gratuito à Internet exclusivamente para atender portadores de necessidades especiais, com tecnologia especializada. “Todo cidadão curitibano precisa ser atendido de forma indistinta para que todos tenham as mesmas oportunidades”, diz o presidente do ICI.