Arquivo / O Estado
Arquivo / O Estado

Os itens automóvel de passeio e
utilitário usado tiveram destaque
na negativo no índice.

A primeira prévia do Índice de Preços ao Consumidor de 2006, divulgada nesta terça-feira (17) pelo Ipardes, indica que janeiro começou com inflação de 0,26%, menor resultado das últimas 13 quadrissemanas. O índice é medido para famílias que recebem até 40 salários mínimos, na cidade de Curitiba.

De acordo com os dados pesquisados, o índice poderia ter sido ainda menor, chegando a ?0,07%, caso o grupo Transporte e Comunicação, que teve alta de 1,37%, tivesse se mantido estável.

Entre os itens deste grupo, destaca-se o comportamento de: álcool combustível (11,91%), automóvel de passeio e utilitário usado (2,08%) e conserto de veículos (3,26%).

Em contrapartida à alta do grupo anterior, Saúde e Cuidados Pessoais terminou a quadrissemana com queda de 1,10% nos preços de seus produtos e serviços, com destaque para os preços dos medicamentos, com deflação de 3,67%.

Outros produtos que, individualmente, influenciaram a primeira prévia do IPC de janeiro, foram: batata-inglesa (26,86%) e leite pasteurizado (-3,44%). A seguir, apresenta-se a tabela com as variações de todos os grupos e do índice geral.