As inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 23, pelos concluintes do ensino médio ou por quem já terminou este nível de escolarização. Para se inscrever, o interessado deve procurar a secretaria da sua escola, as agências dos Correios ou utilizar a Internet. A prova será realizada no dia 31 de agosto.
O Enem, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), é constituído por uma prova de múltipla escolha com 63 questões e uma redação. Neste ano, a avaliação será realizada em 605 municípios do País, incluindo todas as capitais.
Isenção da taxa de inscrição
Os alunos da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e os concluintes carentes de estabelecimentos privados têm direito à isenção da taxa de inscrição, de R$ 32,00. Também terão direito à gratuidade aqueles que concluíram este nível de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (supletivo) entre abril de 2002 e abril de 2003 e os que já terminaram o ensino médio e apresentem declaração de carência.
Para os estudantes das escolas públicas, todo o processo de inscrição será realizado no próprio estabelecimento de ensino. Este mesmo procedimento deve ser seguido pelos alunos carentes de escolas privadas. Neste último caso,  também deverá ser preenchida, pelo pai ou responsável, a declaração de carência que consta do verso da ficha de inscrição. Se o estudante tiver acima de 18 anos, ele próprio poderá preencher o documento.
Já os demais concluintes de escolas privadas que não têm direito à isenção da taxa devem preencher a ficha de inscrição no estabelecimento de ensino e pagar a taxa de inscrição em qualquer agência dos Correios. O comprovante de pagamento deverá ser anexado à ficha e entregue à escola.