Brasília – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no próximo domingo (25) em 730 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Quem fez a inscrição na escola vai receber o comprovante de inscrição na própria escola. Já quem se inscreveu pelos Correios ou pela internet deve ficar atento. De acordo com o Ministério da Educação, a greve nos Correios atrapalhou o envio das correspondências e muitos candidatos podem não receber o comprovante em casa.

Para saber o local da prova, o candidato tem duas opções: quem tem acesso à internet pode procurar o local nas páginas eletrônicas do próprio Enem ou do ministério. Os endereços são: www.enem.inep.gov.br ou www.mec.gov.br. As informações podem ser obtidas também por telefone no 0800-616161 ou na própria coordenação nacional do Enem: (61) 2104-9044 ou (61) 2104-9046.

Não se esquecer que as provas terão início às 13 horas ? no horário de Brasília. O candidato deve chegar uma hora antes e levar caneta preta e um documento de identidade com foto, que pode ser RG, passaporte, carteira de motorista ou carteira de trabalho.

Esse ano, três milhões de pessoas vão fazer a prova, entre estudantes que estão concluindo o segundo grau e que já concluíram mas ainda não conseguiram entrar na universidade. "O Enem possibilita ao aluno fazer uma auto-avaliação da sua aprendizagem, concorrer a uma das mais de 100 mil bolsas gratuitas que o governo federal oferece em instituições do ensino privado de 3º grau e, a partir desse ano, o cadastro também será disponibilizado para empresas que poderão utilizar para estágios ou emprego", afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eliezer Pacheco.

Esse ano, a prova vai ser composta de redação e 63 questões interdisciplinares que medem o uso do conhecimento no dia-a-dia. "O vestibular não avalia o conhecimento, é quase uma gincana. No Enem, o aluno de escola pública tem desempenho melhor que o de escola particular porque é uma prova voltada para a aplicação do conhecimento na vida", diz Eliezer Pacheco.

O Enem 2005 registrou um aumento de 93% em relação aos participantes do ano passado. O estado campeão é São Paulo, com 906.106 inscritos. O Acre teve o menor número de inscrições: 7.095. O estado que registrou o maior aumento percentual foi o Rio Grande do Sul, com crescimento de 194% de inscrições.