No próximo domingo (25), cerca de 3 milhões de estudantes que concluíram o ensino médio vão participar em todo o país do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, a novidade é que mesmo sem receber o cartão de confirmação, problema ocasionado por uma paralisação nos Correios, os inscritos poderão fazer a prova.

Os alunos que não receberem o cartão devem acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) na internet (http://www.enem.inep.gov.br/consulta/), entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800 616161, ou consultar lista afixada no local onde realizaram a inscrição. Depois é só comparecer ao local do exame às 13 horas (horário de Brasília) com um documento de identidade que contenha foto.

"O Enem é um exame extremamente importante, e isso é compreendido pela sociedade, tanto que temos cerca de 3 milhões de inscritos para o exame do dia 25", disse o presidente do Inep, Eliezer Pacheco. Ele lembrou que essa é a principal forma ou instrumento de auto-avaliação que o estudante que está concluindo o ensino médio tem para saber como foi a sua aprendizagem ao longo desse período.

Nesta oitava edição do Enem, os inscritos farão a prova em 4.385 locais, incluindo 91 prisões, em 730 municípios de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Do total de alunos que fará o exame, 1,7 milhão vêm de escolas públicas e 192 mil de escolas particulares. Os que já concluíram o ensino médio totalizam 1,1 milhão, restando 1,8 milhão que ainda se formarão em 2005.

Os inscritos devem comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência, ou seja, a partir do meio dia. A prova será realizada de 13 às 18 horas. Além do documento de identidade com foto, é necessário levar uma caneta preta e o questionário socioeconômico preenchido, para os que receberam. Os que ainda não receberam poderão fazer a prova e entregar o questionário até o dia 10 de outubro, em qualquer agência dos Correios.

O gabarito das provas deve sair às 7 horas da noite do dia da prova (25), na página do Enem na internet, http://www.inep.gov.br/basica/enem/. A partir do dia 16 de novembro, os participantes receberão no endereço indicado o Boletim Individual de Resultados, que também estará acessível na internet.