Além da emissão de documentos, corte de cabelo, exames médicos preventivos, inscrição em programas sociais, o ?Paraná em Ação? está oferecendo os serviços do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Por meio do PREVMóvel, um veículo que funciona como uma agência da Previdência Social, a população de Curitiba e Região Metropolitana está sendo beneficiada com informações sobre aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.

A coordenadora do Programa de Educação Previdenciária da gerência do INSS em Curitiba, Teresinha Marfurte, contou que para solicitar os benefícios a pessoa precisa levar todos os documentos necessários como comprovação do tempo de contribuição, documentos pessoais, comprovante de endereço, carnês e Carteira de Trabalho. ?O trabalhador que já possui direito a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade pode solicitar o benefício na agência móvel. Já o salário maternidade e a pensão por morte são concedidos no ato, caso a pessoa venha com a documentação completa?, informou.

O programa de Educação Previdenciária, segundo ela, sempre está inserido nos trabalhos de mutirões de cidadania. ?Esta ação é muito importante para que a população de baixa renda tenha acesso a estes serviços gratuitos?, disse a coordenadora.