Ocorrerá no próximo dia 14 de março, às 19h30, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (Rua João Parolin, em Curitiba PR), o evento de lançamento do Iprade Instituto Paranaense de Direito Eleitoral. Resultado da iniciativa de professores, advogados, procuradores e cientistas políticos que atuam e estudam o Direito Eleitoral, o instituto foi fundado para incentivar e organizar o desenvolvimento do Direito Eleitoral no Estado do Paraná, tanto no sentido acadêmico quanto da própria instituição da Justiça Eleitoral, visando integrar todos os operadores dessa área, servidores da Justiça Eleitoral, advogados, magistrados, membros do Ministério Público e cientistas políticos.
Como meta fundamental, além de organizar cursos e seminários, o Iprade pretende promover, a cada dois anos, o Congresso Paranaense de Direito Eleitoral. No ano de 2008, a primeira esse congresso deve acontecer nos dias 12, 13 e 14 de junho, no grande auditório da Unicuritiba, antiga Faculdade de Direito de Curitiba, e deve reunir as maiores autoridades brasileiras na área para debater e fazer conferências, em especial tendo como assunto as eleições de 2008.
A primeira diretoria do Iprade contará com os advogados e professores Guilherme Gonçalves, Luiz Fernando Pereira, Leandro Rosa, Cristiano Hotz, Clóvis Costa e Dirceu Andersen Jr. Contará ainda com participação do procurador regional eleitoral, Néviton Guedes, e congregará, em seu conselho consultivo, com as maiores expressões do Direito Eleitoral no Estado.
Na cerimônia de lançamento do Iprade serão homenageados como membros honorários o ex-presidente do TRE/PR, desembargador Clotário Portugal Neto, o advogado e professor Carlos Fernando Corrêa de Castro, o procurador geral da república, Antônio Fernando Barros e Silva e o professor e cientista político Carlos Strapazzon. O evento ainda contará com uma palestra do ex-ministro do TSE e advogado Fernando Neves da Silva, e é aberto à participação de todos os interessados.