Projetos de integração entre o Brasil e o Peru devem ser tema do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan García, previsto para ocorrer amanhã (28), em Lima, capital peruana. A reunião, que acontece em caráter reservado, deve ser o último compromisso de Lula no país. O presidente brasileiro embarca hoje para assistir a posse de Alan García, marcada para as 12 horas (horário de Brasília) de sexta-feira, no Congresso Nacional peruano. 

?Lula deverá ouvir de Alan García a reafirmação, agora como presidente empossado, do apoio peruano à candidatura brasileira a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas]?, informou o chefe da Divisão da América Meridional II, do Itamaraty, ministro Clemente Baena Soares.

Segundo ele, o encontro também será uma oportunidade para o presidente brasileiro obter apoio de García no processo de consolidação da Comunidade Sul-Americana de Nações e para aprofundar o processo de desenvolvimento de integração bilateral e regional.

Soares disse, ainda, que também está previsto o encontro de Lula com o presidente de Honduras, Manuel Zelaya. ?Esse país também pediu formalmente para ter  um encontro com o presidente Lula".