O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) está alertando médicos e profissionais da área que utilizam esfigmomanômetros (aparelhos medidores de pressão arterial) em sua rotina de trabalho para a necessidade da calibração anual compulsória do instrumento e de sua verificação junto ao laboratório do Ipem para a obtenção do selo que atesta o seu perfeito funcionamento, de acordo com as normas estipuladas pela legislação federal.

?Esta verificação é importante, por tratar-se de um instrumento utilizado para diagnóstico médico, através do qual pode-se recomendar ou não o uso de medicamento. Um instrumento desses medindo inadequadamente poderá levar um paciente a tomar medicação sem necessidade ou paciente com necessidade de medicação a não ser medicado. É extremamente importante para a saúde da população de uma maneira geral?, explica Leonaldo Paranhos, presidente do Ipem.

Os detentores de esfigmomanômetros ? médicos e profissionais de saúde ? devem procurar as unidades do Ipem para a verificação dos seus instrumentos.

?Nós chegamos a constatar que uma expressiva fração dos instrumentos existentes no Estado não está conforme. Isto vem, ao longo do tempo, com a conscientização dos fabricantes, reduzindo. Mas ainda é um número preocupante. É por isso que nós fazemos um apelo aos detentores destes instrumentos, para que se conscientizem desta importância e os encaminhem para verificação do IPEM?- completa Paranhos.

Conforme levantamento feito pela gerência de Avaliação Técnica do Ipem existem, atualmente, 221 empresas permissionárias devidamente autorizadas em todo o Estado do Paraná.

São empresas que podem desempenhar atividades de manutenção e reparos em medidas materializadas e instrumentos de medir, tais como balanças, bombas medidoras de combustíveis líquidos, automação, taxímetros, esfigmomanômetros, radares e barreiras eletrônicas, entre outros. Dessas, apenas 13 fazem a manutenção ou reparos em esfigmomanômetros, o que desperta o instituto para a adoção de algumas ações no sentido de promover uma melhora na qualidade desses serviços.

Encontro

Para permitir um contato abrangente com todas as áreas onde atuam as permissionárias, o Ipem estará promovendo, nessa terça-feira, um ?Encontro Técnico sobre Legislação e Procedimentos para Empresas Credenciadas?.

O encontro será realizado no Hotel Lancaster, em Curitiba, com abertura programada para as 13h30, com a palavra de Leonaldo Paranhos e a explanação das razões de o instituto estar enfatizando as atividades de orientação, advindas do Programa Especial de Orientação ? Peso.

Em seguida, será debatida a Portaria 88/87 do INMETRO, ?Autorização e renovação de Empresas?, a cargo de Ambrósio Teche e Ronaldo Sérgio Oliveira. O outro tema a ser exposto será ?Procedimentos no Desenvolvimento das Atividades de Manutenção e Consertos de Medidas Materializadas e Instrumentos de Medir?, por conta de David Baggio, Gerente de Avaliação Técnica do IPEM.

O objetivo do encontro é orientar as empresas permissionárias para que estas possam se atualizar com a legislação presente, melhorando, com isso, a qualidade do trabalho de aferição e calibração dos instrumentos em todo o Paraná.