O ?Seminário Regional Qualidade e Metrologia Legal?, promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? Ipem será realizado nessa quinta-feira (02), em Terra Roxa. Concebido dentro do ?Programa Especial de Orientação ? Peso?, o seminário é uma boa oportunidade para expor o papel do instituto dentro da atividade de defesa ao consumidor e orientação aos produtores dos mais diversos segmentos.

O seminário integra o calendário ?Peso? de 2006 e será realizado na Casa de Cultura Ademir Antonelli (Av. Costa e Silva s/n, próximo à Prefeitura), a partir das 18h30, com a presença de Leonaldo Paranhos, presidente do Ipem.

O principal assunto a ser focalizado é ?Metrologia e Conformidade do Setor Têxtil, com enfoque em etiquetas 100% corretas?, que bem se encaixa com as características produtivas da região. O palestrante será José Sehnem, chefe da Divisão Têxtil do Ipem/Pr. Logo depois, os presentes irão discutir e debater o tema, bem como tirar todas as possíveis dúvidas que venham a ter para melhor enquadrar a produção dentro do recomendado pela legislação federal.

O evento programado pelo Ipem conta com a parceria da Prefeitura de Terra Roxa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sebrae-Pr – Serviço de Apoio à Pequena e Micro-Empresa, e APL – Arranjo Local – Moda Bebê, diretamente ligado ao assunto a ser abordado.

Programa Peso

O programa foi concebido para aproximar mais o Ipem do produtor e consumidor, para que estes tenham conhecimento da legislação nacional. Torná-lo itinerante permite um estreitamento ainda maior, pelo contato direto com as necessidades específicas de cada região do Paraná.

?Seguimos a linha do governo estadual de abrir os órgãos públicos para que sejam parceiros de empresários e comerciantes. Temos essa expectativa de poder auxiliar, buscando qualidade do produto lá na ponta, com a missão de dar tranqüilidade de consumo. Isso tem dado resultado e por essa razão estamos estendendo as ações a todas as regiões do Estado?, informa Leonaldo Paranhos, enfatizando que em 2006 esses seminários deverão ser realizados em diversas cidades, a exemplo do que já vinha ocorrendo anteriormente.

O ?Peso? tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes, para que a estrutura técnica e humana do instituto estejam a disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.

A ação de orientação proposta pelo Ipem funciona também como proteção ao mercado, ao diminuir a concorrência de produtos inadequados e por isso mais baratos do que aqueles comercializados de acordo com as normas federais. Em parceria com segmentos diversos, o ?Peso? realiza palestras, cursos, seminários e informações, com intenção de alcançar significativa melhoria nos diversos produtos, incentivando o consumidor final no exercício de seu direito de reclamar e exigir que governo e indústria coordenem e avaliem os resultados obtidos. Com isso, fabricantes, comerciantes, exportadores, importadores, setor público, sindicatos, fundações e associações de classe saem fortalecidos pela parceria que atinge finalmente o consumidor, o grande alvo de todo o empreendimento.