Dois eventos consecutivos estão sendo promovidos em Cascavel pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? Ipem.

Para permitir um contato abrangente com todas as áreas onde atuam as permissionárias, além de atualizar os dados da legislação federal e debater as possíveis alterações que tenham ocorrido nos últimos tempos, o Ipem estará promovendo nessa quinta-feira um ?Encontro Técnico sobre Legislação e Procedimentos para Empresas Acreditadas?.

O encontro será realizado na Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? Fundetec (Rodovia BR 277 ? km 573), com abertura programada para as 13h30, com a palavra de Leonaldo Paranhos, presidente do Ipem e a explanação das razões de o instituto estar enfatizando as atividades de orientação, advindas do Programa Especial de Orientação ? Peso.

Paranhos deve enfatizar a importância de encontros como esse para poder ampliar o campo de orientação a que o instituto se propôs desde o lançamento do Peso, que vem sendo difundido em todo Paraná.

O programa tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes para que a estrutura técnica e humana do instituto esteja à disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria-prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.

Em seguida, com o início da programação técnica do encontro, será debatida a Portaria 88/87 do Inmetro: ?Autorização e Renovação de Empresas?, a cargo de Ambrósio Teche e Ronaldo Sérgio Oliveira. O outro tema a ser exposto será ?Procedimentos no Desenvolvimento das Atividades de Manutenção e Consertos de Medidas Materializadas e Instrumentos de Medir?, por conta de David Baggio, gerente de Avaliação Técnica do Ipem.

O objetivo do encontro é orientar as empresas permissionárias para que estas possam se atualizar com a legislação presente, melhorando, com isso, a qualidade do trabalho de aferição e calibração dos instrumentos em todo o Paraná. ?Esse encontro será importante para a reavaliação dos conceitos e certamente vai contribuir para a melhoria qualidade dos trabalhos que vêm sendo executados pelas empresas permissionárias cadastradas? ? avalia David Baggio, um dos organizadores do evento.

Combustíveis

Na sexta-feira, será a vez de uma aproximação com os revendedores de combustíveis das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O Ipem vai lançar uma cartilha especial para os revendedores de combustíveis. Chama-se ?De Olho na Bomba? e será apresentada pela primeira vez em Cascavel durante o I Grande Encontro de Revendedores do Oeste e Sudoeste do Paraná.

O evento é uma promoção do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Paraná (Sindicombustíveis-PR), com o objetivo de reunir os revendedores de combustíveis da região para debater assuntos de interesse do setor, como adulterações, fraudes, meio ambiente e ética no mercado.