Por causa do excesso de chuvas na região Sudeste, uma das calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu está aberta. De acordo com Gilmar Piolla, da Comunicação Social, o escoamento da água – não usada para a produção de energia – chegou a 2.460 metros cúbicos por segundo na madrugada desta segunda-feira (08), mais do que toda a vazão das Cataratas do Iguaçu nesta temporada.

?Os turistas que estão visitando Itaipu neste período têm uma atração a mais. Hoje pela manhã, quando a Itaipu aumentou a produção de energia, o volume ficou em 756 metros cúbicos de água por segundo, vazão que vai aumentar gradativamente nos próximos dias?, disse Piolla.

O vertedouro foi aberto no último dia 24, e segundo a Divisão de Hidrologia de Itaipu, deve permanecer por um longo período aberto.

O reservatório de Itaipu recebe água de toda a Bacia do Rio Paraná, que inclui rios de Minas Gerais e São Paulo, onde as chuvas estão sendo abundantes. ?Como Itaipu utiliza para a produção de energia aproximadamente 11 mil metros cúbicos de água por segundo que chegam pelo reservatório, o que excede este volume precisa ser escoado pelo vertedouro, já que o Lago de Itaipu está em sua cota máxima, de 220 metros acima do nível do mar?, explicou Piolla.