A 51ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP’s), promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), terá a participação de 6,8 mil atletas de 18 cidades. A competição será realizada de 8 a 16 de setembro, com disputas no atletismo, basquete, futebol suíço, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de duplas (areia) e xadrez.

No congresso técnico, realizado nesta quinta-feira (31), no campus central da UEPG, os representantes do estabelecimentos inscritos participaram dos sorteios dos grupamentos e chaves, que serão divulgados no boletim nº 1 dos jogos na próxima semana, além de receberem instruções sobre o regulamento de cada modalidade e procedimentos nos alojamentos.

O número de inscrições, segundo o professor Urbano César Gonçalves, coordenador geral dos JEP’s, superou as expectativas da comissão organizadora. ?Como este ano todas as competições oficiais do Estado foram antecipadas e concentradas nesses meses que antecedem as eleições, esperávamos um número de inscrições inferior a 2005, quando os jogos comemoraram o seu Jubileu de Ouro?, disse o professor.

Gonçalves defendeu ainda a necessidade da ampliação de espaços reservados para alojamento, no 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13ºBIB), Pavilhão do Curso do Educação Física e Colégio Agrícola Augusto Ribas, no Campus Universitário de Uvaranas.

De fora de Ponta Grossa, a Comissão Central Organizadora (CCO) registra a participação de 43 estabelecimentos de ensino fundamental e médio de 17 cidades, somando 980 atletas, sem contar dirigentes e treinadores. Castro encabeça a lista de ?estrangeiros?, com a inscrição de cinco estabelecimentos.

Ainda integram a relação Curitiba, Jaguariaíva, Irati, Ivaí, Guapirama, Palmeira, Ipiranga, Ribeirão do Pinhal, Tibagi, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Reserva, Araucária, São Mateus do Sul, Arapoti e Porto União (SC). De Ponta Grossa, 46 escolas inscreveram 5.043 atletas. Dos cursos superiores da UEPG, Cescage, União, Uniandrade/Secal e Sant’Ana, de Ponta Grossa; Unicenp, de Curitiba; Uniguaçu, de União da Vitória; e Unicentro, de Irati. A comissão contabiliza mais 833 inscrições.

Abertura – O desfile de abertura dos jogos acontecerá no próximo dia 8 de setembro (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, com o desfile de delegações representantes dos estabelecimentos de ensino participantes e realização do cerimonial olímpico. As disputas iniciam no dia 9, em várias praças esportivas da cidade. No dia 11 de setembro, também às 19h30, será eleita a Rainha dos Jogos Estudantis da Primavera.