Brasília (AE) – O deputado José Dirceu (PT-SP) divulgou hoje a lista dos compromissos da última visita oficial que fez a Lisboa, em 7 e 8 de junho, quando ainda ocupava a Casa Civil. A iniciativa foi motivada pelo noticiário a respeito da dificuldade da Embaixada do Brasil em Portugal em apresentar a programação cumprida por Dirceu durante a passagem pela capital portuguesa.

O objetivo dele é dissipar as suspeitas de que, em sintonia com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, tenha mantido encontros não-oficiais com dirigentes de grandes companhias do país.

Dirceu chegou à cidade na manhã de uma terça-feira, vindo de Madri. Reuniu-se, inicialmente, com a vice-presidente e ministra da Presidência de Portugal, Maria Tereza Fernandez de la Veja.

Em seguida, almoçou na sede da empresa Telefônica. À noite, jantou com empresários no Hotel Pestana. No dia seguinte, teve um audiência com o presidente de Portugal, Jorge Sampaio. Antes de embarcar de volta para o Brasil, o deputado do PT de São Paulo participou de um almoço-debate organizado pelo diretor do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais Álvaro Vasconcelos.