O judô do Brasil encerra hoje a segunda parte de sua turnê européia. O masculino disputa a etapa da Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia, enquanto o feminino disputa a etapa de Praga, na República Checa, dessa competição. O desempenho nessa competição será determinante para que a Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) decida quais os atletas que irão disputar Jogos Pan-Americanos do Rio, que por sua vez poderão definir quem participará do Campeonato Mundial, que neste ano também será disputado no Rio.

Um dos judocas mais animados é Carlos Honorato (-90 kg), único atleta da seleção permanente que participou das duas turnês na Europa. "No começo, estava sem ritmo, mas tudo é questão de continuidade. Os treinos têm contribuído muito com meu desenvolvimento e também o fato de eu ter ficado na Europa para mais duas competições", disse. Além de Honorato, Flávio Canto (-81 kg), Luciano Corrêa (-100 kg) e Daniel Hernandes (+100 kg) também vão lutar.

O feminino terá três judocas no tatame. Edinanci Silva (-78 kg) espera repetir a atuação da Alemanha, quando ganhou medalha de ouro. Mayra Aguiar (-70 kg) e Priscila Marques (+78 kg) também estarão no evento.