Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (11) que os jovens do Brasil precisam de uma oportunidade para não ingressar na criminalidade, e que o programa Soldado Cidadão é umas das formas de dar essa chance. Lula participou, em Barueri (SP), da formatura de recrutas do Comando Militar do Sudeste que estão no programa.

?Governador, isso aqui é um exemplo de que a juventude brasileira não tem por que cair na criminalidade?, disse, dirigindo-se ao governador de São Paulo, Cláudio Lembo. ?A juventude brasileira precisa apenas de uma oportunidade. Tendo oportunidade, certamente, os jovens serão mais do que úteis à sociedade.?

O programa Soldado Cidadão, do governo federal, oferece cursos profissionalizantes para jovens das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). A idéia é prepará-los para o primeiro emprego após deixarem o serviço militar. De acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, mais de 58 mil jovens passaram pelo programa nos dois últimos anos e R$ 26 milhões foram investidos. A expectativa é formar 22 mil recrutas neste ano.

No discurso, Lula disse esperar que os futuros governantes do país dêem continuidade ao programa. ?Quem quer que governe o estado ou o país, eu espero que a gente não deixe que um programa desse termine?.

Segundo ele, se os governantes tiverem vontade política, as Forças Armadas podem funcionar como instrumento para ?partilhar com todo o Estado brasileiro uma grande política de inclusão social?.