O trabalho artesanal em renda irlandesa de sisal, produzido pelas artesãs de uma associação da comunidade de Cajazeiras, no município norte-rio-grandense de Santo Antônio do Salto da Onça, foi o escolhido para presentear a primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Welch Bush, durante visita ao Brasil nesta sexta-feira (9). Os jogos americanos em renda irlandesa de sisal serão entregues pela Coordenadora Nacional do Programa Alfabetização Solidária, Regina Esteves, que adquiriu o produto na loja da Central ArteSol ? Artesanato Solidário, no bairro Pinheiros, em São Paulo.

O projeto ArteSol está presente em quatro municípios do Rio Grande do Norte com trabalhos nas tipologias sisal, palha de carnaúba e rendas de bilro e de labirinto. O ArteSol é um programa que visa resgatar o artesanato de raízes e tradição e está presente em 14 estados brasileiros, perfazendo 94 projetos. No Rio Grande do Norte, o trabalho conta com o apoio do Sebrae.

Para a gerente do ArteSol no Rio Grande do Norte, Fátima Resende o fato de ter o artesanato potiguar na Casa Branca é motivo de orgulho para o grupo de artesãs que trabalha com muita dedicação para ter a sua arte reconhecida. ?É uma grande satisfação ver um trabalho resgatado nas raízes culturais de um povo simples ganhando a valorização e o reconhecimento da sociedade?, comemora Fátima.

A informação sobre o presente artesanal para o primeira-dama norte-americana foi transmitida à Fátima Resende pela assessoria da Coordenadora nacional do ArteSol, Helena Sampaio. O ArteSol é a única organização de artesanato no Brasil que tem a certificação da Associação Internacional de Comércio Justo (Ifat) por criar oportunidades a pequenos produtores do Hemisfério Sul; transparência e confiabilidade em toda a cadeia de comercialização, desenvolvimento de capacidades dos produtores, promoção do comércio justo, conservação do meio ambiente e não aceitar a exploração do trabalho infantil.