Os proprietários dos imóveis de Guaratuba, atendidos com a nova rede de esgoto, já podem solicitar que a Prefeitura execute os serviços de interligação do esgoto com a rede coletora da Sanepar. Os custos com a interligação (material e mão-de-obra) podem ser pagos em até 12 parcelas, na conta de água.

As famílias carentes inscritas na Tarifa Social estão isentas do pagamento da taxa de ligação (R$ 14,80) e também dos demais custos. Os usuários já cadastrados no programa pagarão apenas R$ 2,50 por mês para garantir a remoção e tratamento do esgoto de dentro de seus terrenos. ?Isso vai gerar qualidade de vida para os moradores e despoluição ambiental, com reflexos nos índices de balneabilidade?, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

Para que a Prefeitura execute o serviço de interligação, o proprietário do imóvel precisa assinar os termos de adesão referentes à ligação, aos materiais e à mão-de-obra. ?Assinando as adesões, o proprietário pode ficar tranqüilo, pois os serviços serão executados dentro dos padrões de qualidade da Sanepar e não corre o risco de ser multado?, reitera Maria Arlete.

Os termos de adesão podem ser assinados durante a visita dos estagiários nos imóveis ou no escritório de atendimento ao público da Sanepar em Guaratuba, onde são passadas as informações sobre a forma correta de fazer a ligação.

Veranistas 

Os proprietários de imóveis em Guaratuba, que residem em outras cidades, podem agendar a assinatura dos termos de adesão e de execução dos serviços pelo telefone 115. Para fazer a interligação, é necessário que o proprietário, ou pessoa responsável, por ele designado, esteja presente, pois é necessário abrir a residência para fazer testes em cada ponto de lançamento (pia, tanque, ralo, vaso sanitário e outros).

A execução dos serviços por conta da Prefeitura é mais uma opção, pois a interligação também pode ser feita diretamente pelo dono do imóvel ou por pedreiro e encanador. Basta atender as exigências quanto à forma correta de fazer o trabalho. As orientações são repassadas quando da assinatura do termo de adesão.