Uma equipe de técnicos da 17ª Regional de Saúde, com sede em Londrina, acompanhou nesta terça-feira (17) o recebimento dos equipamentos destinados a 17 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Londrina. A entrega do material foi realizada no Hospital Evangélico, que ficará com equipamentos para cinco leitos de UTI adulto e quatro neonatal. O restante do material recebido será destinado a oito leitos de UTI adulto da Santa Casa de Londrina. Atualmente, Londrina possui 94 leitos de UTI, desta forma os 17 novos leitos representarão um acréscimo de 18%.

Os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde realizarão uma série de testes nos equipamentos. De acordo com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Wânia Gutierrez, os novos leitos estarão funcionando assim que os equipamentos forem instalados e calibrados, além de serem repassadas algumas orientações para as equipes médicas.

Os equipamentos serão locados pelo Estado até terminar o processo de licitação de equipamentos para 54 leitos de UTI, que serão distribuídos para a Santa Casa de Londrina, Hospital Evangélico de Londrina, Hospital Universitário de Londrina, bem como para os municípios de Irati, Rio Negro, Castro e Ponta Grossa. O Estado ainda irá custear os leitos até o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

O prazo de contratação é de seis meses, com o início previsto para janeiro e término em julho de 2006. O valor do contrato é de R$ 120.494,82 totalizando, no final do semestre, R$ 722.968,92. ?Estamos investindo na qualidade de atendimento à população do norte do Paraná?, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.